domingo, 2 de maio de 2010

O ORIGAMI COMO RECURSO PEDAGÓGICO

    
     A DOBRADURA pode ser classificada como conteúdo e técnica para o Ensino de Arte e contribui para a interdisciplinaridade dentro do curriculo escolar, uma vez que por meio dela podemos estimular os desenhos, as pinturas, os recortes, as colagens, as dramatizações, a criação e ilustração de histórias, associação de personagens com cançoes e histórias da literatura entre outras atividades.
     Nos primeiros anos de escolarização, a crianças necessita de atividades que lhe proporcionem o treinamento de algumas habilidades básicas para atingir seu pleno desenvolvimento físico, sócio-afetivo e cognitivo. Nesse sentido a dobradura poderá constituir um recurso didático simples, mas eficaz para o treinamento dessas habilidades. (...) Ao conduzir uma atividade em que entre brincadeiras com papel ou dobraduras deve-se procurar agir sempre com muito senso e adequação para levar a criança a delimitar seu espaço. Deve-se, sobretudo, ficar atento para:
     * não frustar a criança que tem dificuldade de coordenação motora, pois o fato de fazer uma dobradura está intimamente ligado ao desenvolvimento mental da criança e das habilidades obtidas nos primeiros anos de vida. A dobradura, tal como o brinquedo, é um processo lúdico e espontâneo.  

(Texto adaptado: ASCHENBACH, M Helena, FAZENDA, Ivani & ELIAS, Marisa. A Arte-magia das dobraduras. São Paulo: Scipione, 1992.)



















 




Um comentário:

  1. Oi Carla!
    Muito legal esse texto, posso republicá-lo em meu blog?
    Lidiane
    lidianorigami.blogspot.com
    origamipiaui.blogspot.com

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